Episódio pode causar problemas em bancos e serviços de email
A Spamhaus, organização sem fins lucrativos que combate spams, sofreu diversos ciberataques nesta semana. As agressões abalaram o tráfego na internet em várias partes do mundo Especialistas em segurança afirmam que este é o maior ataque da história, considerado seis vezes mais agressivo do que os que costumam derrubar sites de bancos.
A Spamhaus alega que a Cyberbunker, hospedeira de sites que está na lista negra do grupo anti-spam, é a responsável pelos ataques. Para ela, as ofensivas ocorreram como retaliação, já que recentemente a ONG bloqueou servidores mantidos pela empresa que abriga páginas na web.
O grupo anti-spam ainda acusa a hospedeira de atacar em parceria com "gangues criminosas" do Leste da Europa e da Rússia. A Cyberbunker, por sua vez, afirmou que a Spamhaus está abusando do seu poder e não deveria ter autorização para decidir "o que acontece na internet".
A estratégia do ataque é a negação de serviço distribuído (DDoS, na sigla em inglês). Normalmente, um ataque DDoS de 50 Gb/s é suficiente para derrubar um site de banco. Segundo a equipe da Spamhaus, a página do grupo sofreu agressões de até 300 Gb/s.
"Nós estamos sob ataque por cerca de uma semana, mas estamos de pé. Nossos engenheiros estão fazendo um imenso trabalho para manter a estrutura funcionando. Esse tipo de ataque provavelmente derrubaria qualquer outra coisa", afirmou Steve Linford, CEO da Spamhaus.
O episódio teve impacto em serviços como o Netflix e alguns especialistas temem que as ofensivas possam causar problemas em bancos e serviços de email. Cinco polícias nacionais de combate a crimes cibernéticos estão investigando os ataques.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Anônimo disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 14:57:00 BRT

São bons ou ruins esses ataques para a população?

Anônimo disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 15:02:00 BRT

Eles estão lutando contra o Spam
mais está afetando muitas coisas....
Mais como dizem a males que vem para o bem ;)
Nao ligo para a lentidão...ligo para a causa pela qual lutam

Força nisso ^^

Roberta da Camargo Blake disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 15:03:00 BRT

Voce gosta de ter spam no seu computador?

Anônimo disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 15:45:00 BRT

Bem que poderiam atacar o site da receita federal na época da declaração do imposto de renda, seria uma ótima forma de protestar contra os impostos abusivos.

Anônimo disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 16:16:00 BRT

Vey Na MORAL.... se enterra....

SexyStyle disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 16:25:00 BRT

Mais segundo as noticias a empresa atacada bloqueia os Spans.
Então é ruim para a população.

Anônimo disse... quarta-feira, 27 de março de 2013 21:16:00 BRT

podiam atacar meu cuzinho

 
Topo