O que é Deep Web?





Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. Não deve ser confundida com a dark Internet, na qual os computadores não podem mais ser alcançados via Internet, ou com a Darknet, rede de compartilhamento de arquivos.

Mike Bergman, fundador da BrightPlanet afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão.

Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.

Tamanho

Estimativas baseadas em extrapolações de um estudo feito na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2001 especularam que a Deep Web possui 7.500 terabytes de informação. Em 2004 detectaram cerca de 300.000 sites da deep web e de acordo com Shestakov, cerca de 14.000 destes eram da parte russa da Web em 2006. Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não ref­er­en­ci­ada pelos motores de busca, rep­re­sentou de 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um tril­hão de pági­nas não indexadas.

Como ela funciona?

A Deep Web é composta por diversas camadas. Ao todo, são 7 camadas (provavelmente a 8ª é um mito). A 1ª camada é a que a maioria acessa, a qual é acessada através de um Navegador diferente, o TOR. Para acessar as outras camadas, utiliza-se outro tipo de programa. É aí que o TOR vai embora. Cada camada tem um endereço diferente:

Camada 1 = .onion
Camada 2 = .i2p
Camada 3 = .burble ...
Camada 7 = .garlic

Por que não conseguimos acessar páginas da Deep Web em buscadores da Surface Web como o Google?

É uma questão de criptografia, em que toda página para existir deve estar de alguma forma indexada na Surface Web, mesmo que você não consiga acessá-la. Por exemplo, o domínio .ONION na Surface Web é .tor2web.org.
O endereço do famoso buscador, Hidden Wiki, na Deep Web é http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page e na surface http://kpvz7ki2v5agwt35.tor2web.org/

O que preciso para acessar a Deep Web?
style="font-weight: bold;"> Navegador TOR Browser  para a 1ª camada e i2p para as demais.

VPN para camuflar seu IP
Pago: VPN4ALL
Gratuito: HSS (HotSpot Shield), Sumrando ou Security Kiss

Firewall Comodo gratuito

Anti-Vírus Kaspersky pago ou Comodo gratuito

Lembrando que somente o 1º é obrigatório. Os outros são apenas “uma segurança a mais”. Estes programas são apenas sugestões, existem diversos outros na rede.

Para acessar as demais camadas (2-7) é necessário uma criptografia de programação no I2P, ou seja, temos que configurar o I2P para poder usa-lo, o que é muito complicado.

Como acessar a Deep Web?

Entre em: TOR PROJECT e escolha sua plataforma para download. Instale Tor Browser Bundle (navegador das redes TOR) e Vidalia Bundle (ferramentas e estatísticas de rede completas), caso você seja um usuário Linux nem precisa se preocupar muito, só instale o Tor Browser Bundle. Por fim, instale os programas citados acima no seu computador e configure-os de modo que seja adequado pra você. Muito cuidado! Você está em território hostil.

Existe outra forma de acessar a Deep Web com o navegador denominado FREENET, porém ele é mais difícil de usar comparando-o com o navegador TOR, pois ele não usa o FIREFOX e sim o CHROME. Como já foi citado, as regras de criptografia, protocolos de discagens, serão diferente nesta forma de acessar a Deep Web, páginas que terminavam com o .ONION não existirão e sim com um número falso de IP seguido de uma URL criptografada.

Esta é uma das grandes diferenças dos navegadores. O TOR oculta o IP do internauta, já o FREENET oculta o IP das páginas em seu domínio; o TOR prega o anonimato, o FREENET funciona em um sistema de redes que permite conectar você entre os internautas deste domínio; embora haja um anonimato, você pode trocar informações, logo, o anonimato vai depender das informações trocadas; os buscadores da rede ONION são fáceis de encontrar, os da rede FREENET quase não existem.

Como me manter seguro na Deep Web?


Este assunto é muito importante para os novatos que estão migrando ou visitando a Deep Web. Ao contrário da crença popular, o navegador TOR não mantém o anonimato do usuário.  Ele apenas configura o navegador com as configurações de SOCKS para acessar a Deep Web.

O próprio programa navegador TOR, ao clicar em "Ver a Rede", mostra todos os usuários com seus respectivos países e IP.
Mantenha a proteção do seu antivírus no nível máximo. 
Para aqueles que usam o "Modo Game", tente deixá-lo desativado enquanto navega por ambientes hostis; 
Nunca faça registros em páginas que pedem sua conta de e-mail, redes sociais e similares. Lembre-se que grande parte das páginas da Deep Web são visadas para roubo de informações; 
Não forneça nenhum tipo de informação pessoal;

Tenha muito cuidado com links estranhos ou desconhecidos; 
Não confie em fóruns hospedados no SnapBBS, pois estes fóruns são vulneráveis. Faça varreduras diárias com seu antivírus em seu computador. 
Use Firewall e VPN.

Evite acessar a DW juntamente com a surface no mesmo navegador.
Limpe os cookies e arquivos temporários da internet diariamente. 

Verdades e Mitos

“A Deep Web é o inferno na terra”

Mito
É uma excelente ferramenta de pesquisa, desde que você saiba o que está procurando. A responsabilidade do conteúdo procurado ou visto vai de cada pessoa, independente de qualquer coisa.

“A maioria do conteúdo na Deep Web é em inglês”
Verdade
Este é um dos principais fatores repulsivos que levam os brasileiros a se afastarem da Deep Web. Embora haja alguns websites brasileiros e portugueses por lá (principalmente fóruns), a verdade é que se tornam difíceis de encontrar, correspondendo a uma porcentagem pequena da DW. Por isso, se não souber o básico do inglês a navegação se torna mais difícil,  no entanto, nada que um bom tradutor não resolva.

“Mesmo sem querer, você encontrará coisas horríveis!”
Mito
A triste e errada ideia de que ao entrar na Deep Web “mulheres peladas aparecerão na sua tela como passe de mágica” é completamente absurda. Aliás, se você navegar na Deep Web, não vai notar mínima diferença com a Surface, a não ser é claro nos endereços de domínio e na descentralização do conteúdo. Por isso, tenha esta ideia sempre presente: Independente do mundo normal, Você só encontrará coisas macabras e horríveis na internet se tiver essa vontade e procurar por elas! Porque os “motores de busca” da Deep Web mostram uma descrição de cada site e por isso, se tiver conteúdo com o qual você não simpatize logo de início, nem acesse, isso lhe poupará muitas dores de cabeça!

”Acessar a Deep Web é ilegal!”
Mito
Que fique claro, a Deep Web é parte integrante da WEB, não é ilegal acessá-la, caso contrário estaria bloqueada e haveriam legislações que punissem o acesso, o que não é o caso. Acessar a Deep Web e todo seu conteúdo será crime quando você a utilizar para exercer atividades proibidas por lei.

“O conteúdo na Deep Web é todo ilícito/ilegal!”
Mito
Na Deep Web podemos encontrar o pior que a mente humana já produziu, é verdade, mas também há conteúdo inocente e legal, desde fóruns de jogos a pequenos grupos de amigos que estão fartos do Facebook e preferem guardar suas conversas a sete chaves. Na Deep Web, tal como aqui na surface, você encontra o que procura e nada mais, desde o conteúdo mais interessante ao mais desagradável, tudo dependerá de quais são suas intenções!

“Dizem que a Deep Web é um lugar muito perigoso, onde o FBI e a Polícia Federal circulam 24 horas por dia”
Verdade
Principalmente o FBI. O alvo deles não é nada mais do que os crimes que possam acontecer lá dentro (pedofilia, banking, carding, venda de armas e drogas, entre outros assuntos). Somente ocorre investigação à alvos específicos.

Importante

Muitos nos pediam informações sobre a DW assim como a forma mais segura de acessá-la. Resolvemos pegar alguns textos simples da web e colocar nesta postagem para orientarmos nosso público. Salientamos aqui sobre a responsabilidade e maturidade que se deve ter ao explorar a Deep.

A informação é uma das maiores armas de todos os tempos e na internet devemos fazer sempre bom uso dela! Dúvidas podem ser comentadas nesta postagem mesmo, possivelmente algum irmão de boa fé deve responder.

 Acesse o Facebook pelo endereço especial para o Tor;saiba como

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!
190 Comentários
 
Topo