Quem tem uma dívida que não foi paga corre o risco de ficar com o nome sujo. Ou seja, ter o CPF cadastrado em uma lista de maus pagadores. O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) disponibilizou esse serviço.

Como consultar?

Existe um site chamado Boa Vista onde eles pedem suas informações para cadastro. Depois o sistema envia um número para seu e-mail e com este número você acessa ao site. Aí é só clicar em ‘consulte seus débitos’ e verificar se o CPF tem alguma restrição. Caso tenha, o site também mostra para quais lojas você está devendo. Nós não recomendamos e no final do texto fazemos algumas colocações!

Vale para a Serasa e SPC?

Não. Segundo o Konkero o site mostra se seu nome está na lista de maus pagadores do SCPC, que é outra empresa de proteção ao crédito.  Mas isso não quer dizer que você precisa sempre procurar em todas, pois se o nome for negativado, você receberá uma carta da própria empresa avisando. Ou se você tentar fazer uma compra e não conseguir, a loja pode informar onde o seu CPF foi incluído.

Como saber se meu nome está sujo?

Se a pessoa tem uma dívida e seu nome vai ficar sujo (negativado), o SPC ou a Serasa enviam uma carta avisando. Mas como nem todos se atentam a isso, é comum descobrir que o CPF está bloqueado só ao tentar fazer uma compra e não conseguir. Por isso, você deve ir pessoalmente a uma agência da Serasa e do SPC e pedir a consulta. É só levar seu CPF e um documento de identificação: RG, carteira de trabalho ou carteira nacional da habilitação (CNH) com foto.

O serviço é gratuito e eles imprimem tudo que existir de negativação em seu nome, além do valor e as empresas para as quais você deve. Se você preferir, também pode fazer a consulta online na Serasa. Nesse caso o serviço é pago – R$ 19,90 no plano mensal. Acesse aqui e confira.

Confira aqui as unidades mais próximas de sua casa do SPC e aqui para as do Serasa.


Considerações finais

Estamos vendo há algum tempo algumas páginas tentando viralizar um site que em tese oferece consulta gratuíta de CPF! Por questões lógicas não existe nada de graça no Brasil, este seria um ponto que deveria ser levantado antes de incentivar as pessoas sobre o assunto! O site ficará com a maioria absoluta das suas informações e talvez este seja o preço pago por você!  

E como citado acima, o Boa Vista  mostra se seu nome está na lista de maus pagadores do SCPC, que é outra empresa de proteção ao crédito. Fique atento e não ofereça suas informações pessoais na internet para 'qualquer site'. Importante também ter atenção ao procurar empresas que trabalham 'recuperando crédito', existem muitas ações de golpitas que se aproveitam da boa fé e dificuldade das pessoas. Para concluir, sempre questione e pesquise, não acredite em simples textos ou imagens, isto vale também para esta postagem.

Qualquer informação adicional sobre estas dicas podem ser colocadas nos comentários ou então enviadas a nossa página no Facebook.

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!

Fonte: Konkero
0 Comentários
 
Topo