Documentário da TV O VALE mostra a história real, aquilo que realmente aconteceu durante a desocupação do acampamento sem-teto Pinheirinho, em São José dos Campos, São Paulo, Brasil. Sem se envolver com as paixões favoráveis e contrárias aos sem-teto, governos, PM e Justiça (que foram despertadas pela ação), o filme exibe momentos captados por nossa equipe antes, durante e depois do cumprimento do mandado de reintegração de posse.

Os reflexos da ação, que foi determinada pela Justiça e conduzida pela Polícia Militar, também estão no documentário. A área do antigo acampamento possui cerca de 1 milhão e 300 mil metros quadrados e pertence à massa falida da empresa Selecta (que pertencia a Naji Nahas). Subutilizado durante décadas, o local foi invadido em 2004.

Cerca de 5.500 pessoas residiam no Pinheirinho, que foi a maior ocupação de sem-teto de toda a América Latina. PRÊMIO O documentário "Pinheirinho , a História Real", produzido pela equipe de web de O VALE, ficou em segundo lugar no "Prêmio ADPERGS de Jornalismo", promovido pela Associação do Defensores Públicos do Rio Grande do Sul.

O prêmio, que teve como tema o "Acesso à Justiça, erradicação da pobreza e direitos humanos", foi disputado por jornalistas de 18 Estados brasileiros. Concorreram trabalhos veiculados em jornais, rádio, televisão e internet.  Assista ao vídeo Pinheirinho, a história real:



Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!


0 Comentários
 
Topo