Horas depois do busto ilícito de Edward Snowden ser removido pela polícia de um parque do Brooklyn na segunda-feira, os artistas o substituíram por um holograma. O grupo de artistas - que se chamam coletivamente de "The Iluminator", não estão relacionadas com o trio que fez a escultura original - usaram laptops ??e equipamentos de projeção para lançar uma imagem de Snowden em uma névoa de fumaça no local onde a escultura ficava.

Eles dizem que a ação era uma mensagem de desafio destinada a autoridades que "censuraram" a peça, de acordo com um post do tumblr. "Inspirado pelas ações desses artistas anônimos, The Collective Iluminator Art recriou a intervenção efemeramente, projetando uma imagem da escultura em uma nuvem de fumaça", afirmaram. "Nosso sentimento é que, enquanto o Estado pode remover quaisquer artefatos materiais que desafiam o autoritarismo incumbente, os atos de resistência permanecem na consciência pública. E compartilhando este ato de desafio é que reside a esperança."



Encontrados na terça-feira, os artistas que criaram o busto comentaram sobre a homenagem holograma: "Ficamos surpresos ao ver como a estátua foi coberta antes de ser retirada, como se fosse algo profano. Ficamos animados ao ver a manifestação de apoio em Nova York, e as pessoas que compartilharam on-line. Ver flores no monumento que agora está vazio foi incrivelmente inspirador, mas quando um outro grupo de artistas "reinstalou" o busto e a placa de identificação na luz, nós ficamos realmente comovidos. Isso prova o significado da peça, e as perguntas difíceis que nos força a responder, perdurará mesmo que não esteja mais fisicamente presente. Estamos emocionados que isto inspirou outros a realizarem ações criativas no sentido de aumentar a consciência sobre o que significa ser um americano e um herói."



A escultura original

Três artistas anônimos instalaram o tributo ao delator da NSA Edward Snowden, no topo de uma coluna no Monumento aos Mártires de Navios Prisões em Fort Greene Park, um local construído para homenagear mais de 11.000 prisioneiros de guerra americanos, que morreram a bordo de navios britânicos durante a Guerra Revolucionária Americana.

A localização não foi coincidência

Em declarações ao "Mashable" na condição de anonimato, os artistas disseram que escolheram o local porque foi "cheio de significado, sentido e reverência aos outros". É colocaram Snowden, eles disseram, "como uma continuação de uma história que começou no início deste país", representado na situação dos americanos capturados.



A polícia de Nova York e o Departamento de Parques, decidiram que fosse coberto com uma lona azul antes da escultura ser removida. "Parques e NYPD removeram a escultura", disse Maeri Ferguson, um porta-voz do Departamento de Parques, "A construção de qualquer estrutura não aprovada ou obras de arte em um parque da cidade é ilegal". Perguntado aonde a escultura teria sido levada, Ferguson mandou perguntar ao NYPD.

Fonte: Mashable



0 Comentários
 
Topo